O custo da avaria: qualidade na prestação de serviço Logística e SCM

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Infelizmente avarias são mais comuns do que se imagina e desta forma o valor de seguro para determinados produtos aumentam significativamente, fazendo com que em alguns casos fique inviável o seguro do produto. Um exemplo clássico de um produto que faz parte desta realidade é a motocicleta cujo custo de um seguro é praticamente inviável pois em um acidente a probabilidade de perda é enorme.

Mas o que vem a ser uma avaria? A mesma possui diversos sinônimos, como estragos, danos, perda, prejuízo, que sofrem mercadorias. A ocorrência de avarias tem como principais causas: falhas nos processos, manipulação e falta de treinamento.

Para compreendermos melhor, destaco como exemplo os cuidados com o veículo zero Km, do início na montagem até a entrega final ao cliente, que requer grande atenção para não sofrer avarias. No processo de montagem de um veículo, o mesmo é transportado e movimentado por pessoas distintas até que esteja disponível no seu ponto de venda. O transporte de entrega destes veículos, são realizados por caminhões cegonha, requerendo uma série de cuidados como; conferência, subida do veículo na carreta, amarração e o transporte em si, onde se deve tomar cuidados com galhos de árvores, semáforos, viadutos e outros, que possam proporcionar uma avaria.

Para compreendermos melhor, suponhamos que a carreta carregada da montadora ou empresa responsável pela distribuição saia de São Paulo com destino a uma concessionária de Belém, percorrendo uma distância aproximada de 3.100 Km. O motorista precisa ter uma série de cuidados pois nossa malha rodoviária é repleta de problemas e principalmente neste trajeto possuem pedras, pedriscos, intempéries  do tempo, galhos de árvores entre outros. Todos estes itens contribuem para uma possível avaria no produto (veículo) que não possui uma embalagem de proteção e requer um cuidado maior.

Por conta destas particularidades, se faz necessário fazer o acompanhamento de avarias e propor ações corretivas no processo de controle, utilizando-se de metas bem definidas e realísticas com indicadores de desempenho em cada etapa do processo, para desta forma mensurar onde existem problemas, propondo ações corretivas de melhoria continua usando planos de ações através de ferramentas da qualidade, como PDCA, para proporcionar ações corretivas, acompanhamento das realizações destas ações corretivas e agir de forma pró ativa para garantir do sucesso do programa de melhoria.

Além das técnicas precisamos desenvolver e capacitar as pessoas através de treinamentos para proporcionar conhecimento e habilidade para realização de suas atividades. Assim a equipe será competente, obtendo maior assertividade no que faz. As empresas que proporcionam o desenvolvimento dos colaboradores obtém melhores resultados, proporcionando redução nos custos do processo.

Sobre Valter Oppermann

Especialista da área de logística com formação MBA Operações e Logística pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O custo da avaria: qualidade na prestação de serviço
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Últimos Comentários

  1. Adonias

    A abordagem é muito coerente. É mais que urgente a necessidade de preparar uma equipe consciente e comprometida com o produto do cliente.

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