Posicionamento mercadológico baseado em funções logísticas Logística e SCM

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Nos dias atuais entregar no tempo certo, na quantidade solicitada e com qualidade esperada não implica em fator de diferencial competitivo. Esses fatores compreendem questões básicas para qualquer empresa que almeje sobreviver no mercado tão competitivo.

Em um cenário como esse, cada organização precisa buscar nos detalhes critérios que as tornem capazes de se mostrar superior à concorrência. É desta forma que a Logística aplicada para consolidação de diferencial competitivo pode gerar muitos ganhos para as empresas e para o fortalecimento de suas marcas.

O alinhamento de cadeias de suprimentos, que propicia harmonia entre os agentes envolvidos no processo, quando direcionado de forma estratégica é capaz de proporcionar ao cliente a percepção de valor adicional agregado ao produto ou serviço oferecido, fazendo com que a empresa não se torne apenas mais uma e sim um referencial dentro do segmento.

Existem exemplos claros de empresas que utilizam a Logística como ponto central para um forte posicionamento no mercado. Essas organizações geralmente não utilizam o preço em sua plataforma de esforços do setor de marketing, mas sim prazos diferenciados, embalagens que tornem seus produtos únicos ou mais úteis, uma qualidade acima do padrão exercido pela concorrência, e diversos outros pontos capazes de enfatizar para seus clientes os benefícios adicionais inerentes a sua marca.

O que percebemos é que em todos esses aspectos o papel da Logística é crucial para a difusão desse posicionamento e principalmente para a manutenção deste.

Assim fica evidente a necessidade da eficiência do fluxo de informações, pois uma organização que atua desta forma necessita que este fundamente todo e qualquer fluxo físico, reduzindo assim os possíveis desvios e gargalos que possam atingir negativamente o desempenho da empresa e principalmente a percepção do cliente.

Assim, o constante movimento realizado por uma demanda com exigências que acompanham o ritmo da troca de informações dentro de uma cadeia mundial, faz com que funções logísticas assumam ao longo do tempo um papel não apenas operacional, elevando esse setor a outros níveis. A Logística hoje permeia as funções estratégicas das organizações, tornando-se uma área capaz de angariar benefícios tangíveis e intangíveis para as empresas. Cabe aos gestores identificarem essas possibilidades e deixarem de lado a visão arcaica que ainda atribui à Logística, funções básicas relativas ao transporte.

Sobre Arlenice Costa

Profissional da área de Vendas, graduada em Administração pela Universidade São Francisco, cursando MBA em Supplay Chain Management pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA). Especialização em Macroeconomia pela (FGV).

Posicionamento mercadológico baseado em funções logísticas
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