Logística e Vendas Logística e SCM

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Não podemos negar que no Brasil existem problemas estruturais que se arrastam a mais de um século. Temos inovado em alguns setores, como telecomunicações por exemplo, com um expansivo desenvolvimento, o que infelizmente não ocorre com a Logística.

A Logística possui grande importância para o crescimento econômico de um país, e deixou de ser vista como somente transporte, possuindo uma amplitude maior. Sua função, hoje, vai além do planejamento e implementação de processos, de modo eficiente, como suprimentos, estocagem, armazenagem e distribuição produtos. Também, é responsável por proporcionar serviços relacionados as informações de produção, desde a aquisição de matéria prima até o produto acabado que será disponibilizado ao consumidor final.

Para o marketing o processo de vendas assumiu papel de importância para a eficiência estratégica no atendimento das expectativas dos clientes. Em vendas é fundamental compreendermos e atendermos as necessidades dos nossos clientes, desde o pedido de produtos até a entrega dentro do prazo pré-estabelecido.

O comércio eletrônico no Brasil, por exemplo, vem tendo um crescimento significante a cada ano, e a logística nesse canal de vendas é essencial para a qualidade e eficiência nos resultados.

Recentemente temos sinais de melhorias como treinamentos, cursos universitários, programas de pós-graduação, entre outros, que é um grande avanço, mas ainda a um longo caminho a percorrer para que a nossa logística acompanhe esse crescimento.

A grande demanda gera grandes oportunidades, para quem quer empreender ou atuar nesse mercado, de pouco profissionais qualificados.  Além do setor automotivo que é destaque até pela sua contribuição na evolução da gestão Just in time, destacamos também os eletroeletrônicos, alimentação, higiene e beleza, que vem tendo um crescimento expansivo no mercado Brasileiro frente ao cenário mundial.

Assim, imensas são as possibilidades para a Gestão, Empreendedorismo e Qualificação de Profissionais. E como diz o ditado popular:

“Enquanto uns choram, outros vendem lenço!”

Com uma formação acadêmica, planejamento, criatividade e um olhar atento as novas tendências, é possível empreender, gerar grandes melhorias e alcançar melhores resultados.

E assim contribuir para o crescimento de um setor tão importante para o nosso Brasil que é a logística.

Mãos à obra e sucesso!

Paulo Araújo

Sobre Paulo Araújo

Gerente Comercial na ESPM.

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