Almoxarifado: Qual a sua Importância na Empresa? Destaque, Logística e SCM

almoxarifado-empresa

O almoxarifado é o local responsável pela guarda de materiais, de forma organizada e sincronizada para que os produtos sejam disponibilizados com agilidade sempre que solicitados. Este local, geralmente na maioria das empresas, é responsável por boa parte do investimento financeiro. Quando se pensa em almoxarifado, imagina-se um local grande e repleto de produtos com pessoal treinado e capacitado, executando tarefas integradas, conscientes e seguras.  Mas, nem sempre esta é a realidade. Por muitas vezes, o Almoxarifado transforma-se num local onde as coisas e as pessoas se perdem, sem sequer dar conta do mal que estão fazendo a si e à organização.

É também o local responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição e distribuição dos materiais. Pode ser um local coberto ou não, dependerá da estrutura e produto, com condições climáticas controláveis ou não, com alto nível de segurança ou não, tudo dependendo do tipo de material a ser acondicionado e das normas necessárias para o correto acondicionamento, localização e movimentação.

A função maior do almoxarifado é manter a empresa sempre abastecida de seus bens de consumo, ou seja, fornecer de forma contínua e sem interrupção materiais e matérias primas para as diversas unidades produtivas e administrativas da empresa.

Os setores de PPCPE (programação, planejamento e controle da produção e estoque) e compras, trabalhando de forma conjunta, são responsáveis por garantir que os produtos certos, na hora certa e no melhor custo possível, sempre estejam no almoxarifado. A conversação e integração destes departamentos é fundamental para garantir a logística eficiente do processo.

Para que um almoxarifado funcione de forma confiável é necessário que exista acuracidade que é um adjetivo, sinônimo de qualidade e confiabilidade da informação, “acurado” significa feito ou tratado com muito cuidado, para a logística o mesmo possui o seguinte significado; “Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão”. Manter corretas as informações sobre saldos em estoque é um dos grandes desafios, mais ainda quando buscamos trabalhar com níveis enxutos e com elevadas frequências de acessos, isto é, mais e mais recebimentos e apanhes, isto aumenta o risco da imprecisão nos registros das respectivas transações.

A correta gestão de um almoxarifado implica na aplicação de métodos modernos de gestão de estoques no almoxarifado que podem auxiliar a empresa, permitindo redução de custos e melhor realização dos serviços prestados.

Mais ainda persisto em dizer que a boa gestão do mesmo terá maior garantia se tiver um “DONO”, ou seja, um responsável por cuidar e responder pela gestão almoxarifado, pois o “DONO” nada mais é do que a pessoa responsável pela garantia de Acuracidade, Inventário e Manutenção do estoque, pois “ Cachorro com mais de um dono ou morre de fome ou engorda demais”. É preciso deixar o achismo de lado, pois quem acha não tem certeza do que faz”.

Desta forma é importante analisar e repensar qual a melhor forma de gerir seu almoxarifado, além de ter sempre o controle de todos os processos, aliados a planejamento e utilizando a Tecnologia da Informação a seu favor.

Amarildo Nogueira

Sobre Amarildo Nogueira

Autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado editora Atlas. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI- Integrated Coaching Institute). Pesquisador e professor em cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.

Almoxarifado: Qual a sua Importância na Empresa?
3 votes, 3.33 avg. rating (69% score)